Câmara aprova Orçamento do município para 2018

Na sessão de segunda-feira (4/12), a Câmara votou e aprovou por unanimidade proposta do Executivo para o Plano Plurianual (próximos quatro anos) e Orçamento de Itararé para 2018.

O Plano Plurianual define quanto e em quais áreas da Administração serão investidos os recursos.

A Prefeitura estima a receita bruta em R$ 115,4 milhões, com uma variação positiva de 5,5% em relação ao Orçamento de 2017.

Com a inflação prevista de 4% para 2018, há expectativa de um pequeno ganho real de receita já que a Prefeitura tem tido, ano a ano, cada vez menos recursos para administrar. Somente com a volta do desenvolvimento aumentam as transferências para os municípios (FPM, Fundeb, SUS, ICMS, etc) e a situação melhora. As maiores fatias dos recursos do Orçamento são destinadas para a Educação (R$ 36,4 milhões), Saúde (R$ 26,8 milhões) e Serviços Urbanos (R$ 8,5 milhões).

As despesas com pessoal (folha de pagamento e encargos sociais) totalizam R$ 57,9 milhões, muito próximas do teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Publicado em 5/12