Guarda Civil Municipal: quinze anos de proteção ao cidadão

Neste sábado (22/7), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé está completando 15 anos de serviços prestados à população.
A GCM atua no policiamento nas ruas, no trânsito, na proteção dos direitos dos cidadãos, na preservação do patrimônio público e do meio ambiente.
Somente no ano de 2016 foram atendidas 3.278 ocorrências, nas áreas social e criminal.
Tem hoje um efetivo de 62 guardas, sendo 49 homens e 13 mulheres, e seu Comandante é Jocimar Ribas.
Ao longo de sua existência a GCM tem obtido constantes avanços e ganhos materiais, o que lhe permite a prestação de serviços de cada vez maior qualidade.
Possui hoje seis viaturas e uma base móvel e, desde o ano passado, após rigorosa capacitação, está legalmente autorizada a usar armas. Recebeu também equipamentos especiais para serem utilizados em tumultos públicos – capacetes, escudos, gás e pistolas de choque não letais. Outra conquista recente foi a permissão para utilização de cães: serão inicialmente três animais adestrados como farejadores e para defesa.
“A Câmara Municipal de Itararé parabeniza a GCM que, desde sua criação, vem prestando um valioso serviço comunitário. Seus profissionais merecem todo nosso respeito e agradecimento atuando em uma área tão sensível, a da segurança, onde muitas vezes a própria vida é colocada em risco para garantir a proteção do cidadão”, declara o presidente da Câmara, Serginho Stadler.
 publicado em 24/06/2017